[4/5] Os Quadrantes do Tempo - Relações e Cultura

Monica Baliu

7/20/20245 min read

QUADRANTE INFERIOR ESQUERDO (IE) - Perspectiva Subjetiva Coletiva: RELAÇÕES, CULTURA.

No Quadrante Inferior Esquerdo (IE) a questão não é o “como” você investe o seu tempo e sim “em quem e para quem” você investe o seu tempo.

Nesse quadrante precisamos pensar no quanto o olhar externo nos influencia e o quanto a pressão do meio determina o uso do nosso tempo.

É bom lembrar que esse é o quarto artigo de uma série de cinco, onde venho falando sobre as quatro perspectivas que devem ser consideradas para se fazer uma boa gestão de tempo. Para isso uso como base a abordagem dos Quadrantes que Ken Wilber propõe em sua Teoria Integral. Recomendo que você leia também os artigos anteriores, pois os quadrantes nunca devem ser entendidos isoladamente, já que eles interagem e se influenciam o tempo todo.

A análise do quadrante IE nos mostra o como e o porquê as pessoas se comportam em grupo e como as coisas funcionam na sociedade em geral. Isso inclui as regras que seguimos, as tradições que praticamos e até mesmo as formas como pensamos sobre o mundo ao nosso redor. Todos esses aspectos nos envolvem e influenciam o tempo todo e as vezes nem percebemos o quanto nos afetam.

A partir dessa inconsciência perdemos muito tempo tentando resolver problemas que não são de nossa alçada, assumimos compromissos desnecessários sem nos dar conta, priorizamos as necessidades dos outros ou da empresa colocando-as acima das nossas próprias. Reagimos às demandas externas como se não houvessem alternativas e geralmente nos sentindo impotentes frente à pressão do ambiente.

Ao incorporar a perspectiva do Quadrante Inferior Esquerdo na avaliação de como gerir melhor nosso tempo, teremos muito mais elementos para separar o que é do pessoal do que é do coletivo. Buscamos conscientemente compreender a cultura na qual estamos imersos, seja ela organizacional, social ou dos grupos dos quais fazemos parte, e assim fazer escolhas mais assertivas em relação aos compromissos e tarefas a serem priorizadas, evitando sermos confundidos e contaminados pela pressão do meio externo.

Os principais elementos do Quadrante Inferior Esquerdo são:

1. Cultura e Normas Sociais: Valores, crenças e práticas que norteiam a maneira como as pessoas interagem, se comunicam e percebem o mundo ao seu redor. São regras não escritas que regem o comportamento das pessoas em uma determinada cultura ou contexto social e moldam nossas atitudes em relação ao tempo.

Como por exemplo, que regras subliminares são emitidas quando a empresa exige pontualidade? E naquelas onde é comum a flexibilidade de horários?

O excesso de reuniões ou o envio de e-mails "com cópia" pode ser considerado uma prática culturalmente aceitável em certas organizações, enquanto outras adotam modelos Ágil buscando uma comunicação mais focada e transparente. O que fica subentendido sobre a cultura de cada uma dessas organizações?

2. Estruturas Sociais: As estruturas sociais, como instituições, organizações e sistemas políticos, também desempenham um papel importante na gestão de tempo.

Por exemplo, em ambientes de trabalho com hierarquias rígidas, as demandas de tempo podem ser impostas de cima para baixo, afetando a autonomia e a eficiência do indivíduo.

3. Padrões de Pensamento Coletivo: São os modelos mentais, ideologias, conceitos e paradigmas compartilhados pelo grupo que influenciam a forma como as pessoas interpretam informações, tomam decisões e se comportam em diferentes contextos.

Por exemplo, em uma sociedade onde o sucesso é medido pelo quanto se trabalha e pelas horas extras, pode haver uma pressão social para sacrificar o tempo pessoal em prol do trabalho.

Como o foco desse artigo é a gestão do seu tempo, a principal contribuição, ao se entender e incluir a perspectiva do IE, é na definição do que é importante e o que é urgente, do que é seu e o que é dos outros.

Ao distinguir entre necessidades pessoais, que fazem parte do seu escopo de trabalho, das demandas e expectativas externas, é possível compreender o “para quem” algo é importante ou urgente. Com essas informações mais claras consegue-se fazer uma análise de qual tarefa deve ser priorizada e por quê, selecionar as principais atividades, considerar as consequências, estabelecer limites e planejar as próximas ações.

A partir dessa consciência, mesmo que escolha atender uma solicitação que não seja sua, você o faz com autonomia, avaliando os prós e contras. O que permite um melhor entendimento se aquele é o momento ideal para lidar com essa demanda específica.

Outro aspecto que deve ser explorado através dessa perspectiva IE, é na maneira como você interfere no tempo da outra pessoa, ou seja, o como você influencia e interage com ela.

Você tem consciência de como suas ações e comportamentos afetam o tempo do outro? Por exemplo, quando traz suas próprias demandas como prioridade sem considerar que a pessoa também tem seus afazeres. Não é pontual nos compromissos ou atrasa suas entregas prejudicando o prosseguimento dos trabalhos. Quando sobrecarrega seu colaborador diminuindo sua eficiência. Ou o interrompe constantemente.

Dicas para entender como o quadrante IE influencia no seu tempo.

1. MAPEAR O AMBIENTE - Entenda qual é a cultura da sua empresa ou grupo. Para isso observe como acontecem as relações. Como são colocadas as demandas, a forma como se comunicam, o discurso por trás das colocações e como as pessoas se comportam a partir delas.

2. OBSERVAR-SE INTERNAMENTE - Considere como você se sente (Quadrante Superior Direito - SD) a partir dessas pressões externas. E como reage (Quadrante Superior Esquerdo – SE).

3. AÇÕES E COMPORTAMENTOS (SD) - Reflita: Quanto de suas ações visam atender a pressão das pessoas de seu entorno? Você adota comportamentos específicos para se encaixar em um grupo ou seguir padrões culturais estabelecidos? Sua tendência é aceitar sem questionar? Consegue estabelecer limites?

4. CRENÇAS, PARADIGMAS E ESCOLHAS (SE) - Pergunte-se: “Essa demanda ou prioridade é realmente minha?” Por exemplo: Precisa mesmo comparecer em todas as reuniões? Os prazos que te passaram são exigências reais? Quais são as consequências quando atende uma solicitação? Quem se beneficiará se fizer isso? Qual é o tempo necessário para cumprir essa demanda externa? Você tem esse tempo?

5. RECONHECER A SUA INFLUÊNCIA – Faça uma autoavaliação da sua interferência sobre o tempo das outras pessoas. Por exemplo: Sua comunicação é clara e concisa? Respeita o tempo do outro ou o pressiona para priorizar as suas necessidades? Oferece ajuda efetiva? Prepara o colaborador para realizar uma tarefa e consegue delegar sem ficar interferindo?

Integrar a perspectiva do IE na gestão de tempo traz autonomia sobre suas ações. Evita reações impulsivas diante das pressões externas, viabiliza escolhas conscientes e oportunas. Permite avaliar o impacto das suas ações e tomar decisões mais responsáveis, buscando contribuir positivamente para o bem-estar coletivo e a sustentabilidade do ambiente ao seu redor.

Será que você está consciente do quanto o ambiente influencia na gestão do seu tempo?

Que percepções surgiram a partir da leitura desse artigo?